sábado, 23 de junho de 2012

Frase do Dia !

Bom senso é tão raro hoje em dia, que deveria ser classificado como um super poder !

Você Sabia Que ?


Exercício físico envelhece?

Sim! Mas não há motivo para se desesperar, nós ensinamos a se prevenir !

Por Bianca Iaconelli                                                                                                            

Quando você leu o título dessa matéria com certeza deve ter pensado: ficar sarada e magrinha ou ter a pele jovem por mais tempo? 

Calma, não estamos falando de extremos. “Muitas atividades, até mesmo a respiração, fazem o organismo quebrar moléculas — de açúcar, gordura... Com a quebra, elas são transformadas em energia, que, por sua vez, libera radicais livres, substâncias tóxicas que provocam o envelhecimento. 

Eles destroem as células de colágeno, responsáveis pela firmeza da pele. Durante os exercícios físicos, a quebra de moléculas é acelerada, assim como a produção de radicais livres”, conta a dermatologista Miriam Sabino, de São Paulo. essa liberação de energia causa efeitos  a longo prazo. 
O melhor a fazer é manter uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres. Entre eles estão folhas verdes, peixes, frutas cítricas e castanhas”, explica a médica.

Desvendando Mitos !


energéticos mitos e equívocos, ingerir Pequenas doses é o segredo, dizem especialistas.


·        
·               Energéticos ingeridos em pequenas quantidades ajudam o bom funcionamento do corpo. Mas, misturar álcool com energético é um perigo para o coração, alertam cardiologistas 

Os principais ingredientes dos energéticos são: a Cafeína e a taurina.
Com a promessa de trazer mais disposição e aumentar a performance atlética, as bebidas energéticas registraram um saldo de vendas fora do comum nos últimos cinco anos. Entre 2006 e 2010, o consumo dos chamados energéticos cresceu 325%, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir). Em meio aos recordes de vendas, a cada ano surgem novas evidências indicando que o consumo exagerado do produto pode resultar em problemas de saúde.
O também cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb diz que não recomenda mais de 3 ou 4 doses de café (ou qualquer outra fonte de cafeína) por dia. “E é bom lembrar que vários alimentos possuem cafeína; além do café e dos energéticos tem também o chocolate, o chá preto, o chá mate, os refrigerantes de cola etc.”, acrescenta.
Outra conta importante é que uma latinha de energético tem em média a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café; 80 mg. E que há produtos que tem mais cafeína do que isso.

O que é a cafeína?

A cafeína é conhecida cientificamente como trimetilxantina e sua fórmula química é C8H10N4O2 (veja Erowid: Caffeine Chemistry (em inglês) para ver uma imagem de sua estrutura molecular). Quando isolada na forma pura, a cafeína é um pó cristalino branco com sabor muito amargo. A principal forma de se obtê-la é pelo processo de descafeinização de café e chá.
Na Medicina, a cafeína é usada como estimulante cardíaco e também como diurético leve, ela é utilizada para fornecer uma "dose extra de energia" ou para se ter um sentimento de agitação. Também é freqüentemente usada para manter as pessoas acordadas por mais tempo. Estudantes e motoristas costumam utilizá-la para ficarem acordados até tarde. Muitas pessoas se sentem como se não pudessem fazer nada pela manhã antes de tomar uma xícara de café. A bebida lhes fornece cafeína e dá ânimo para começar o dia.


O que é taurina?

É um aminoácido presente em alimentos de origem animal e é também produzida pelo homem.



Para que serve?

É usada nos energéticos por seu efeito desintoxicador, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Outro atributo relacionado a este aminoácido é de poder intensificar os efeitos da insulina, tendo sido responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

Dieta Cetônica !


Dieta de Carboidratos


 A dieta sem carboidratos, também conhecida como cetônica, é um regime alimentar para perda de peso que defende a restrição do consumo de carboidratos baseado em pesquisas que relacionam a ingestão de carboidratos com a elevação no nível e insulina no sangue, que por sua vez estaria relacionada à obesidade.
O Cetônico é liberado após 48h sem consumo de carboidrato, se consumir carboidrato mesmo em pequenas quantidades terá que fazer mais 48h.
Nos mais variados programas de dieta cetônica, alimentos contendo carboidratos (como açúcares, grãos e amido) são limitados ou substituídos por outros contendo mais proteína e gordura. 
Programas como o de Atkins e dieta de South Beach dizem funcionar por reduzir os níveis de insulina, o que faria o corpo queimar mais gordura como energia.

Embora exista forte evidência que sugira que a dieta de pouco carboidrato, ou cetônica, ajude a emagrecer, ela é polêmica entre nutricionistas e sua segurança tem sido questionada.

Diferenças nas dietas de pouco carboidrato
As dietas de pouco carboidrato diferem na quantidade do consumo de carboidratos recomendado, e nos métodos usados para determinar que fontes de carboidratos devem sem ingeridas e quais a serem evitadas. Ainda que toda dieta cetônica concorde que o açúcar processado deva ser eliminado, ou pelo menos tenha seu consumo reduzido drasticamente, geralmente há divergência nos níveis recomendados de grãos, frutas e vegetais, embora de um modo geral concorde-se que vegetais são melhores que frutas e essas melhores que grãos.

alimentos permitidos 

carnes em gera, linguiça de porco, queijos, presunto, ovos, peixes, aves ente outros, azeitona, margarina, banha, manteiga, nozes, castanha, maionese, bacon, creme de leite,laranja, mexerica, maça, abacaxi, repolho, alface, vagem, tomate, couve-flor, brócolis, pimenta, cebola, pepino, nabo, berinjela, pimentão salta, entre outros. Após 15dias da dieta pode comer melão, melancia, abacate, manga e outras .


alimentos proibidos 

todos aqueles que se encontram os carboidratos, como macarrão, bolachas, arroz, cereais, milho, batata, mandioquinha, lentilhas, feijão, pães, ervilhas, aveia, salame, doces, frutas em conserva, iorgutes, apresuntado, nescau, kibe, Bebidas Alcoólicas, Rerigerantes e massas. É ideal que  se faça o regime por 15 dias, com três dias de descanso, mais 15 dias,  não é indicado que você siga essa dieta por mais de 30 dias.

Receita do Zé !


COMO FAZER REPELENTE DE CITRONELA
 
Com a guerra declarada ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, a citronela é a planta medicinal do momento. Conhecida por suas propriedades de repelir moscas e mosquitos, pode ser trabalhada em formato de vela. Mas você pode preparar em casa uma loção repelente. Mãos à obra 
Loção repelente
Ingredientes para 1 litro de loção 

150ml de glicerina líquida 
150 ml de essência de Citronela 
350 ml de álcool de cereais 
350 ml de água mineral, destilada ou filtrada 

Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes em partes iguais e embalar em recipiente de cor âmbar. Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos

Obs : os ingredientes podem ser comprados em casas de essências, no centro do rio Ex: Rua Buenos aires.