sábado, 30 de junho de 2012

Curiosidades da China !


 - Sozinha, a China tem duas vezes mais gente do que a Europa inteira.1,2 bilhões de pessoas, este é o número estimado de habitantes (pessoas registradas) pelo último CENSO.


 - Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.


 - Por causa da superpopulação, cada casal só pode ter um filho. Mas, se o primeiro for menina, pode-se tentar de novo.


- Com quase 3.000 km de extensão, a Muralha da China, única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço, começou a ser construída em 200 A.C. e completa atualmente 2200 anos de vida. Sua construção envolveu mais de um milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo.


- Sua imponência começa pelo aspecto visual e termina na prática, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante só consegue subir os degraus de quatro, com as mãos no chão.


- Na China, as ruas são extensões da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem, Tai-Chi-Chuan e até dançam.


- Dentro da China existem várias nações. Algumas inteiras, como é o caso do Tibete e algumas minorias (mongóis, turcos, cazaques, tibetanos, etc.). São por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim - 60 milhões! Mais do que uma França ou duas Argentinas! Na China até as minorias são exageradas




- A FÊNIX: uma das criaturas mágicas da mitologia chinesa. Dizem que só aparecia quando o país era governado por um bom imperador.


- Por ser o BOI o animal que mais ajuda na lavoura, puxando o arado e a carroça, a maioria do povo chinês considera pecado comer sua carne.


- O sapo e a rã são símbolos de longevidade.
- A arte de empinar pipas é tradicional na China


- Em chinês, PEIXE e abundância têm o mesmo som, por isso o primeiro se tornou símbolo da segunda.


- A Lebre da Lua e o Corvo do Sol andam juntos na simbologia chinesa, significando longevidade.


- TIGRE, o protetor dos tesouros.


- ELEFANTE, sinônimo de bons presságios e realização dos seus desejos.


- A Tartaruga, na China, é um animal enigmático a quem se atribui a guarda dos segredos do céu e da terra. Em parte, porque seu casco côncavo e arredondado pode ser comparado à abóbada celeste, enquanto seu peitoral plano e quadrado parece a terra. Os vinte e quatro recortes do casco correspondem aos vinte e quatro períodos do calendário agrícola e sua longevidade a torna o símbolo da solidez inalterável.


- TAO é um ideograma formado por duas partes. Uma significa cabeça, a outra mostra a estrada. O conjunto leva numa direção, portanto temos o caminho, e temos a consciência em movimento.


- O morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, FU, é homófono do termo FU que significa riqueza.


- Em maio de 2001, 30.000 pessoas lotaram um estádio da importante província sulina Guangdong para acompanhar a execução de 28 condenados. Cada um recebeu um tiro na nuca e, como é praxe, a bala usada foi cobrada dos familiares do morto. Esse tipo de operação é uma tradição chinesa.


- Em junho de 1996, os tribunais fizeram um mutirão para comemorar o dia internacional de luta contra drogas, condenando à morte 800 traficantes.


- A China sozinha, executa mais condenados que a soma dos 63 países que adotam a pena de morte.


- Entre 1990 e 1999 foram cumpridas 18.194 sentenças, o que dá uma média de cinco por dia.


- Um quarto dos crimes previstos no Código Penal é punido com a morte, incluindo delitos menores como envenenar gado ou difundir pornografia


- Como qualquer pessoa pode ficar presa até 3 meses sem acusação formal, o Judiciário Chinês pode prender parentes de um foragido, para que este seja forçado a se entregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário